QUINTA-FEIRA, 13 de julho, 11:00-13:00 e 16:30-18:30 (4 horas)
Minicurso do INE
Quanto pesam as atividades do Mar na economia portuguesa?
Minicurso da Conta Satélite do Mar
Cristina Ramos & Ângela Lobo
Instituto Nacional de Estatística (INE)
Manhã – 1ª PARTE:
11h-13h – O que é a Conta Satélite do Mar (CSM) e quanto pesam as atividades do Mar na economia portuguesa
11h-11h30 – Como se mede/contabiliza a economia nacional e o que é uma conta satélite
11h30-12h – A Conta Satélite do Mar (CSM)
Definição e Âmbito
Níveis de Observação, Agrupamentos, Cadeias de Valor
12h-13h – Análise de resultados da CSM
Globais
Por Níveis de Observação e Agrupamentos/Cadeias de Valor
Pioneirismo nacional e comparações internacionais
Tarde – 2ª PARTE:
16h30-18h30 – Principais componentes da CSM e como se elabora uma conta satélite
16h30-17h30 – A definição do universo
Os ramos e os produtos
As principais variáveis a medir
Os setores institucionais
A medição por setores institucionais
17h30-18h30 – Os quadros de equilíbrio de usos e recursos
Calendarização, recursos, formas de trabalho, dificuldades, aspetos a melhorar e perspetivas para o futuro
Resumo
O presente minicurso será composto por duas partes: na 1ª parte far-se-á uma introdução genérica à forma de medir a economia nacional (contabilidade nacional) e de “fotografar com zoom” imagens parciais de determinado conjunto de atividades, através das chamadas contas satélite. Abordar-se-á a Conta Satélite do Mar, elaborada pelo INE para os anos de 2010 a 2013, em particular a sua definição e âmbito, por níveis de observação, agrupamentos e lógica de cadeia de valor. Para tornar o minicurso mais apelativo, apresentar-se-ão os principais resultados por níveis de observação e agrupamentos/ cadeias de valor na primeira parte.
Na 2ª parte entrar-se-á nalgum detalhe da elaboração da conta, seguindo, grosso modo, os passos necessários à sua concretização. Iniciar-se-á com a definição do universo, os ramos e os produtos considerados, as principais variáveis a medir, os setores institucionais e especificidades de medição por setor institucional e finalizar-se-á com algumas considerações sobre a construção dos quadros de equilíbrio de recursos e usos do mar. Far-se-á também uma breve referência à calendarização, recursos, formas de trabalho, dificuldades, aspetos a melhorar e perspetivas para o futuro.
______________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA, 14 de julho, 10:30-12:30 e 15:00-17:00 (4 horas)
Minicurso da Associação Atractor
A matemática das marés
Arala Chaves
Associação Atractor
Resumo
Há uma relação entre as horas (e a força) das marés e a posição da Lua (e do Sol). Mas a ideia de que a água sobe “atraída pela Lua” só “explica” uma preia-mar (das duas diárias) e a ideia de que a maré é mais forte se a Lua e o Sol estiverem do mesmo lado só “explica” uma maré viva (das duas em cada mês lunar). No minicurso os participantes utilizarão modelos interactivos criados no Atractor, para abordarem estas e outras questões intrigantes.
______________________________________________________________________________________
SÁBADO, 15 de julho, 11:00-12:00 (1 hora)
Workshop
O jogo do quadrado preto e outros jogos lúdico didáticos alfiii
Ana la Féria
alfiii
Resumo
Esta sessão prática da alfiii vai explorar ao vivo e a cores, com o envolvimento direto da autora, as potencialidades lúdico-didáticas do quadrado preto e multipli , bem como de outros jogos também criados na alfiii, onde a matemática ou a geometria desempenham um papel central.
Depois de uma muito breve apresentação sobre a forma como cria os jogos da alfiii, o que os carateriza, e que tipo de necessidades procura satisfazer nesse processo, nomeadamente do ponto de vista curricular, far-se-á uma sessão prática que desafia os professores presentes a entrar na brincadeira e descobrirem por si próprios as potencialidades didáticas destes jogos.
Há magia nos números e nas formas geométricas. Essa magia, posta em ação através do jogo, pode fazer de cada criança ou jovem um Ás da tabuada ou um craque da geometria. Jogos como o quadrado preto, o multipli, o sumsum, o polligoni, o cincufi ou o quallina, A to B, podem fazer essa magia na sala de aula tornando a aprendizagem mais eficaz e divertida.
A alfiii é uma marca 100% portuguesa de jogos lúdico didáticos que valoriza muito a opinão do professor, procurando assegurar-se que as suas propostas de jogos são divertidas, fáceis de jogar e potenciadoras da aprendizagem e do desenvolvimento. Envolver quem tem a responsabilidade direta de ensinar também faz parte desse processo. Se é a jogar que se aprende, jogar com o professor e colher o seu feedback também é muito importante.